terça-feira, 27 de outubro de 2009

Relatório de Atividades

Propôs-se, na unidade 18, uma discussão de estilística e coerência textual. Fizemos num primeiro momento, uma síntese conceitual, observando e lendo alguns textos apresentados no Tp5 ,e em seguida, discutiu-se e elaborou-se alguns questionamentos sobre as dúvidas apresentadas pelos cursistas. Foi bem produtivo. Os professores propuseram muitas atividades e, houve muita troca de experiências. Em relação à atividade proposta, os cursistas analisaram o texto publicitário em grupo e apresentaram-na a turma focando bem a coerência textual. Alguns elementos no primeiro momento pareciam desconectados, mas quando foram apresentados a todos, houve uma convergência de ideias e chegou-se, apesar de algumas divergências, a um consenso. No geral, foi uma oficina bem interessante.
Discutiu-se, na unidade 20, sobre os elementos coesivos e a lógica do texto. O que mais chamou a atenção foi o fato de que no nosso dia a dia, em sala de aula, quando se trabalha a coesão, determinados conectores não recebem tanta importância. Mas, observou-se que são de extrema necessidade para a construção do texto.
Após as apresentações dos relatórios e as devidas observações, retomou-se o Tp para explicar melhor a relação lógica da negação. Na sequência, começou-se a desenvolver a atividade proposta. Cada grupo recebeu algumas imagens, escolheu uma delas, e elaborou o texto solicitado, explorando frases negativas e informações sobre o produto. Para finalizar, fez-se algumas ponderações sobre o texto produzido, tiramos algumas dúvidas e concluímos a oficina.