Esta unidade tem como objetivo identificar marcas de argumentação na organização dos textos. Texto argumentativo são estratégias de argumentos no qual todo texto deve conduzir ao único objetivo (objetivos integrados e compatíveis entre si).
Argumentos são motivos, razões utilizadas para convencer nosso leitor da validade da tese. Quando temos consciência de que nosso objetivo maior ao produzir um texto é fazer o leitor/ouvinte crer em alguma de nossas idéias, classificamos este texto como argumentativo. Cada motivo ou razão que damos para comprovar uma tese é chamado de argumento.
Na sequencia, parte-se para o objetivo de identificar e analisar os diferentes tipos de argumentos que sustentam uma “argumentação” textual.
Lembre-se que argumentos baseados no senso comum, ou no consenso, são verdades aceitas culturalmente, sem necessidades de comprovação. Argumentos baseados em provas concretas recorrem a cifras, estatísticas, fatos históricos, dão à argumentação uma sensação maior de confiabilidade de ver a cidade.
Nessa seção consideramos as diferentes formas que os argumentos podem assumir para comprovar uma tese, são eles argumentos baseados no senso comum, ou no consenso, argumentos baseados em provas concretas, argumentação por ilustração. Argumentação por exemplo, argumento de autoridade e argumento por raciocínio lógico.
Ao mobilizar argumentos para sustentar uma tese, ao apresentar que idéia pretende fazer crer aos outros, o autor depende de seus pontos de vista de seu conhecimento sobre o assunto que julga mais eficazes para atingir o raciocínio e a vontade de seu interlocutor.
A língua escrita é utilizada com algumas funções básicas, no momento de iniciar a escrita, uns tecem esboços mais ou menos completos outros não, planejam na própria cabeça e colocam a primeira versão sobre o papel. Outros nem fazem planejamentos suas leituras de mundo os conduzem.
Um bom planejamento possibilita o desenvolvimento e o aprendizado do aluno em direção da sua autonomia, para tanto desenvolvemos atividades que visam levar o aluno a refletir sobre seu próprio processo de planejamento, com objetivo da atividade de escrita e a situação sócio-comunicativa.
As estratégias devem ser variadas em sala para motivar as crianças e adolescentes a planejarem e descobrirem seu próprio estilo de planejamento de acordo com as diferentes situações das quais participam.
A produção textual tem como trabalho central a escrita do texto. Todas as etapas estão interligadas, mas podemos ensinar nossos alunos que durante a escrita podem planejar novamente e revisar o que escreveram.
Nas discussões e avaliações, os erros, as dificuldades com a memória e a atenção são pontos de negociação de significados que o professor utiliza para desenvolver atividades e sugerir saídas diferenciadas durante a escrita.
Há 14 anos
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