quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Novo Relatório


RELATÓRIOS DAS OFICINAS
CADERNOS DE TEORIA E PRÁTICA (TPs)

Oficina2 – TP4 – Unidade 11

Nossa segunda oficina aconteceu no dia 12 de maio de 2009. De início fizemos as discussões sobre tipologia textual. Os cursistas apresentaram suas observações e análises e também expuseram suas dificuldades. Foi interessante a análise que alguns cursistas apresentaram sobre os tipos de textos e o quanto isto está impregnado na nossa prática pedagógica. Quando se fala em produção textual ainda se está muito vinculado a descrição, narração e dissertação. Outra questão abordada foi a dissertação expositiva e argumentativa, quase sempre não se faz esta distinção.
Na exposição de ideias deixou-se transparecer que um dos caminhos para melhorar a produção textual é o de fundamentar nossas práticas no gênero textual. Procurar fazer com que os textos produzidos pelos alunos não tenham apenas o professor como mediador, isto para evitar que o condicionemos nossos alunos.
O fator tempo ainda é o maior complicador quando pensamos no avançando na prática, na sua aplicação. Os professores cursistas vêm executando as propostas, têm reclamado do excesso de atividades para um curto espaço de tempo.
Discutiram e apresentaram para o grande grupo suas percepções e dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário