A grande maioria dos alunos não gosta de ler e não o fazem devido à falta de hábito e incentivo, tanto em casa como na escola; já o fator contrário: TV e jogos são mais atrativos e, muitas vezes, não os obriga a pensarem, nem usarem sua imaginação; vem tudo pronto, sem necessidade de esforço algum, pois o educando “tem falta de vontade de pensar”.
Temos grandes desafios pela frente, em primeiro lugar faz-se necessário a mudança do ambiente escolar, criar um local mais letrado, trazer informações que estimulem a leitura, o pensar, a imaginação, pois quem não lê não consegue escrever porque não possui argumentos.
O estimulo deve ser iniciado em casa, estendendo-se até a escola, pois de que adianta o professor e/ou o pai cobrar leitura da criança se eles não dão o exemplo: como vão dizer que é bom ler se você não leem?
Quando fazemos atividades orais os alunos têm facilidade de se expressar, porém na hora da escrita fica mais complicado, pois esta atividade os obriga a pensar mais. Acredito que falta também um pouco de concentração.
Outra dificuldade que encontro é o tempo, pois são várias atividades e o tempo é escasso, não se pode desenvolver todas, com isso o trabalho fica quebrado, se tivéssemos mais tempo os resultados seriam melhores tanto para o aluno como para o professor.
Como estamos trabalhando somente com interpretação e produção textual algumas vezes recebemos criticas, mas se estou trabalhando com texto, a gramática já está inserida, se o aluno escreve corretamente, interpreta, ele tem conhecimento da gramática, caso contrário não conseguiria desenvolvê-las.
O aluno não precisa decorar conceitos, mais sim construí-los.
Há 14 anos
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